Página inicial

 

 Actividades Religiosas promovidas pela Santa Casa

Ano de 2015

 

 
Sagrado Lausperene:

 

 

22 e 23 de Fevereiro - Igreja da Misericórdia - 

Domingo dia 22 às:9,30 horas: Missa Solene e Exposição do Santíssimo Sacramento, 18,30 horas - Oração de Vésperas

Segunda-Feira dia 23 às 8,00 horas: Missa e Exposição do Santíssimo Sacramento, 19,15horas - Oração de Vésperas e Encerramento

 

22 e 23   de Março   - Igreja do Hospital

A exposição permanente que em Braga se faz do Santíssimo Sacramento à adoração dos fieis. Percorre sucessivamente, e por escala as diversas igrejas da cidade, em cada uma das quais está exposto o Sacramento durante 48 horas. 

    21 de Março e 11 de Julho , Missa solene, em honra de S. Bento do Hospital

Procissão de Quinta-Feira Santa  a 2 de Abril

A procissão de Endoenças, também conhecida por procissão do Senhor da Cana Verde ou mais popularmente conhecida como procissão do Senhor Ecce-Homo, tem lugar na noite de Quinta-Feira Santa. Esta cerimónia tem origens na visita que outrora se efectuava às sete Igrejas, inspirada nas Sete Estações Romanas,  como reza o Compromisso  da Santa Casa da Misericórdia de Braga, reflectia «a penitência aos fiéis cristãos que reconheceram seus pecados, e por eles quiseram fazer alguma satisfação penal nos dias em que o mesmo Filho de Deus quis pagar por nós derramando Seu precioso sangue».

A realização desta procissão  é expensas das Santas Casas da Misericórdia, instituídas em Portugal pela rainha D. Leonor, em 1498. Ainda hoje, é a estas instituições que cabe a tarefa de promover e organizar esta solenidade e por isso considerada a Festa da Irmandade, à qual todos os Irmãos eram então obrigados a assistir. O papel desempenhado outrora pelos Irmãos foi hoje parcialmente substituído pelo figurado que integram o cortejo religioso.

Na cidade de Braga, a procissão da noite de Quinta-Feira Santa tem como figura central a imagem do Senhor Jesus Cristo "Andor do Senhor da Cana Verde" coroado de espinhos, com as mãos atadas, segurando um ceptro, figurado numa cana verde.

A procissão, pelas suas características, é uma das solenidades da Semana Santa mais participada pelos bracarenses e por  fiéis de todo o país e da vizinha Galiza que nesta noite enchem a cidade de Braga para assistir.

Os farricocos   neste dia, percorrem a cidade descalços e com os seus hábitos de penitentes e   com as suas matracas para chamarem os irmãos da Misericórdia para a procissão da noite.

8 de Setembro  Dia de Nossa Senhora da Misericórdia
Procissão de Defuntos  

No dia 1 de Novembro, ás 15,30 horas no Cemitério de Monte D`Arcos realiza-se a tradicional Procissão de Defuntos.

Sai da Capela Privativa da Santa Casa da Misericórdia, percorre o recinto do Cemitério e na qual se incorporam as Irmãs, os Irmãos e todas as pessoas que o pretendam fazer, terminando com Missa na Capela do Cemitério Municipal, às 16,00 horas.

 

 

 

 

                      

 

 

 


 

 

 

  dia 2 ás 11,00 horas será celebrada na Capela do Cemitério uma Missa sufragando as almas dos Irmãos falecidos.